CNH para bicicletas elétricas e motorizadas?

Quer sair por aí com a sua “cinquentinha”, mas tem dúvidas se você vai precisar de CNH – Carteira Nacional de Habilitação? Bem, a notícia que temos para dar a você é boa.

Você deve ter reparado o quanto as bicicletas elétricas estão se tornando cada vez mais populares, e na loja da Bicimoto você encontra modelos diversos para deixar o seu dia a dia mais prático, rápido e econômico.

Quando as bicicletas elétricas surgiram, muitas dúvidas começaram a pairar na cabeça dos condutores e também de todos que tinham o interesse em adquirir uma.

Afinal, as bicicletas elétricas são ciclomotores, precisam ser emplacadas, é preciso carteira de habilitação?

Bicicletas, exemplos de sustentabilidade e saúde

Sem dúvida as bicicletas é um dos meios de transportes mais acessíveis e democráticos. Além de econômicas, elas são exemplos de sustentabilidade por não poluírem o meio ambiente, e ainda auxiliam na prática de atividade física.

E sabe por que? Porque mesmo a sua bicicleta elétrica pode ser utilizada em sua versão original, utilizando os pedais para fazer com que ela ande.

Uma boa notícia – CNH para bicicletas elétricas e motorizadas?

Além de driblar as falhas do transporte público e facilitar o seu dia a dia, as bicicletas elétricas ganharam uma nova funcionalidade e se tornou um grande alívio para os ciclistas que precisavam subir em áreas mais íngremes.

Houve um pouco de confusão para classificar e tipificar as bicicletas elétricas e motorizadas. Mas de acordo Conselho Nacional de Trânsito CONTRAN – elas são de fato caracterizadas como bicicletas, mesmo tendo motor.

Sendo assim, não é necessário licenciamento e nem CNH para conduzir a sua bicicleta elétricas ou motorizada. Porém, fique atento para não utilizá-la fora das regras. As bicicletas elétricas e motorizadas precisam de:

 

  • Sinalização noturna
  • Buzina
  • Retrovisores
  • Velocímetro
  • Motor não pode ter mais que 250 W de potência
  • O condutor não pode ultrapassar 25 km por hora
  • Não pode ter acelerador
  • É preciso se proteger com capacete
  • Não precisa de CNH

 

 

Conduza sempre com cautela e atenção – CNH para bicicletas elétricas e motorizadas

 

Apesar da boa notícia de não precisar da Carteira Nacional de Habilitação para conduzir bicicletas elétricas e motorizadas, é sempre importante que você tenha cuidado e conduza a bicicleta com segurança.

Lembre-se que não é somente a sua vida que você precisa preservar, mas as de outras pessoas também. Não se esqueça que os pneus da sua bicicleta elétrica precisam estar em boas condições, não deixe de usar o capacete comum de ciclista.

Outra regra importante e que deve ser cumprida é que as bicicletas elétricas só podem ser utilizadas por maior de 16 anos. Além disso, você só pode circular nos lugares onde bicicletas comuns circulam, não pode andar no trânsito e deve evitar andar com o motor ligado em meio a pessoas.

Confira os modelos de bicicletas elétricas e motorizadas em nossa loja

Sonha em adquirir a sua bicicleta elétrica e dar mais dinamismo ao seu dia a dia? Acesse a loja da Bicimoto e confira os modelos exclusivos, e com possibilidade de parcelamento até 6 vezes sem juros.

Posts Relacionados

Comentários

Speak Your Mind

*

Faça seu comentário: