É preciso CNH para Bicicletas Motorizadas?

 In Bicicleta Motorizada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Está pensando em adquirir uma bicicleta elétrica ou motorizada e tem dúvidas sobre a necessidade de CNH para dirigir ou não? Então acompanhe agora nosso artigo e tire todas suas dúvidas sobre isso!

As bicicletas elétricas vêm ganhando cada vez mais destaque no mercado brasileiro, por ser uma ótima opção como meio de transporte rápido, com agilidade e leveza. Vem a cada agilizando a vida de diversas pessoas, mas não podemos esquecer que elas se tratam de um veículo como outro qualquer!

Uma questão que ainda é muito discutida, é a necessidade da carteira de habilitação para conduzir bicicletas elétricas e/ou motorizadas. Mesmo que não exista a necessidade de ter a CNH, algumas cidades brasileiras já possuem algumas regras exclusivas para bicicletas deste tipo.

Como não existe uma regra especifica que determine a obrigatoriedade da habilitação para quem utiliza a bicicleta elétrica e/ou motorizada, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), deixou para que cada município se responsabilize pela legislação destes veículos, então em algumas cidades é bem possível que exista a necessidade de CNH para você poder circular livremente, como também existem locais que não necessitam da mesma.

Exemplos de cidades que obrigam que os condutores possuam CNH, são Bauru e Campo Grande, que exigem a CNH categoria A para poder pilotar esse tipo de veículo. Em outras cidades não há a necessidade, mas de qualquer maneira, as cidades estão começando a dar mais atenção a essa necessidade, pelo alto nível de acidentes, então é bom ficar ligado nas regras do seu município para não ter maiores problemas.

Regras

As bicicletas motorizadas driblam as falhas que encontramos no transporte público e facilitam totalmente o dia a dia de quem busca uma outra alternativa de transporte. As bicicletas elétricas vêm a cada ganhando mais funcionalidade e se tornando em uma ótima opção para os ciclistas que têm a necessidade de subir áreas mais íngremes.

Como já citado acima o Contran, caracterizou esses veículos como bicicletas, não havendo a necessidade de CNH para conduzi-las e tampouco a necessidade de licenciamento das mesmas. Mas é bom você ficar atento para as principais regras que já existem para os ciclistas, que são:

  • Buzina
  • Retrovisores
  • Sinalização noturna
  • Velocímetro
  • Motor não pode ultrapassar mais do que 250 W de potência
  • Não ultrapassar a velocidade de 25km/h
  • Utilizar capacete
  • Não há necessidade CNH (dependendo do seu município)

Mesmo com a notícia de que você não necessita de CNH para conduzir bicicletas elétricas e motorizadas, é muito importante que você tome todos os cuidados necessários para conduzir sua bicicleta em total segurança.

Não se esqueça de que não é somente sua vida que você deverá preservar, e sim também a de outras pessoas. Os pneus devem sempre se manter em boas condições e não deixe o capacete de lado de maneira nenhuma!

Outro ponto muito importante, é a idade mínima para utilização dessas bicicletas, o que foi mantido para maiores de 16 anos. E não se esqueça também que só poderá conduzi-las em espaços destinados a bicicletas comuns, não podendo andar em meio transito, a fim de evitar que o motor machuque outras pessoas.

Nós da Bicimotos temos diversos modelos de bicicletas elétricas e bicicletas motorizadas, e com certeza tem uma feita especialmente para você! Venha conferir e encontre a sua!

Postagens Recentes
Mostrando 14 Comentários
  • Khawe

    Não possuir acelerador?

  • Bruno Henrique

    Menores de idade podem dirigir uma bicicleta motorizada?

  • JESSICA

    Gostaria de tirar uma dúvida, é possível andar pedalando como uma bicicleta comum com ela quando quiser?
    Dá pra colocar cadeirinha de criança?

  • Paulo Souza

    Olá Jessica, sim é possível pedalar normalmente sem ligar o motor. E sim tem como colocar cadeirinha. Obrigado

  • Paulo Souza

    Olá Bruno. Não existe uma lei que proíba menores de conduzirem, mas que estejam equipados com os equipamentos exigidos pelo COTRAN. Entre em contato com o Detran de sua cidade e peça mais informações sobre. Obrigado.

  • Paulo Souza

    Olá Khawe. Aqui está uma parte do artigo.

    Art. 2º Além de observar os limites de potência e velocidade previstos no
    artigo anterior, os fabricantes de ciclo-elétrico deverão dotar esses veículos dos seguintes
    equipamentos obrigatórios:
    1- Espelhos retrovisores, de ambos os lados;
    2- Farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
    3- Lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
    4- Velocímetro;
    5- Buzina;
    6- Pneus que ofereçam condições mínimas de segurança.

  • Chester

    Olá bom dia
    A bike motorizada de vocês já com equipamentos
    Completos
    Retrovisor
    Buzina
    Farol
    Lanternas

  • Paulo Souza

    Ola Chester, esses acessórios são vendidos separadamente na nossa loja. Obrigado.

  • José Augusto Teixeira de Lima Baptista

    Boa tarde!
    Quais são as regras para bicicleta motorizada (motor a gasolina)?
    Tais como potência, cilindrada, etc?

  • Paulo Souza

    Olá José Augusto.

    Até o momento para o uso de Bicicletas Motorizas de acordo com o CONTRAN não é necessário o uso de CNH.
    Uma parte do artigo do COTRAN
    I – velocidade máxima de 6 km/h em áreas de circulação de pedestres;
    II – velocidade máxima de 20 km/h em ciclovias e ciclo faixas;
    III – uso de indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna, dianteira,
    traseira e lateral, incorporados ao equipamento;
    IV – dimensões de largura e comprimento iguais ou inferiores às de uma cadeira de
    rodas, especificadas pela Norma Brasileira NBR 9050/2004..
    para ver o artigo completo clique aqui.
    Mas sempre aconselhamos entrar em contato com o Detran municipal.

  • Associação Nacional dos usuários de bicicleta Elétricas e Motorizadas “ANUBEM”, adverte essa propaganda que faz referência apenas a bicicletas Elétricas com potência até 350 watts, mas não esta sendo claro com o consumidor em relação a bicicletas motorizadas de 48 Cc á combustão interna “GASOLINA”, até o momento este modelo de bicicletas não tem uma regulamentação própria, portanto esta sendo enquadrada com CICLOMOTORES, quando forem finalizar uma compra exija que as informações sejam claras em manuais e principalmente na NOTA FISCAL, pra que não haja problemas futuros. ANUBEM vem lutando por todos usuários deste meio de transporte, como consta em fase final no projeto legislativo de lei 8085/14 de autoria da Senadora Ana Amélia PP/RS, o novo Código de Trânsito brasileiro CTB seja esta inserido o texto de BICICLETA DE PROPULSÃO HUMANA COM MOTOR ALTERNATIVO, equiparada á bicicletas comu ou elétricas equivalente.

    http://www.anubem.com.br/e-mail associacaonacional2015@gmail.com

  • Paulo Souza

    Olá Alex agradecemos a sua mensagem. A Bicimoto sempre deixou bem claro que, donos ou futuros donos de Bicicletas Motorizadas entrem sempre em contato com o órgão responsável pela segurança de trânsito de sua respectiva cidade, para pedirem informações sobre regulamentos e normas internas em relação as Bicicletas Motorizadas. Obrigado.

  • Guilherme

    Olá, hoje a brigada militar me atacou, dizendo que não poderia mais andar com minha bicicleta motorizada, pois não é legalizada. Concordei com ele e dei meia-volta, mas fiquei em dúvida, pois estava com os equipamentos de ciclistas. O que eu faço?

  • Paulo Souza

    Olá Guilherme, de acordo com a lei não é preciso ter CNH para conduzir uma Bicicleta Motorizada, mas sim existem algumas exigências em relação a regras e equipamentos. Entre em contato com o Detran de sua região.

Deixe um Comentário