É preciso CNH para Bicicletas Motorizadas?

 In Bicicleta Motorizada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Está pensando em adquirir uma bicicleta elétrica ou motorizada e tem dúvidas sobre a necessidade de CNH para dirigir ou não? Então acompanhe agora nosso artigo e tire todas suas dúvidas sobre isso!

As bicicletas elétricas vêm ganhando cada vez mais destaque no mercado brasileiro, por ser uma ótima opção como meio de transporte rápido, com agilidade e leveza. Vem a cada agilizando a vida de diversas pessoas, mas não podemos esquecer que elas se tratam de um veículo como outro qualquer!

Uma questão que ainda é muito discutida, é a necessidade da carteira de habilitação para conduzir bicicletas elétricas e/ou motorizadas. Mesmo que não exista a necessidade de ter a CNH, algumas cidades brasileiras já possuem algumas regras exclusivas para bicicletas deste tipo.

Como não existe uma regra especifica que determine a obrigatoriedade da habilitação para quem utiliza a bicicleta elétrica e/ou motorizada, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), deixou para que cada município se responsabilize pela legislação destes veículos, então em algumas cidades é bem possível que exista a necessidade de CNH para você poder circular livremente, como também existem locais que não necessitam da mesma.

Exemplos de cidades que obrigam que os condutores possuam CNH, são Bauru e Campo Grande, que exigem a CNH categoria A para poder pilotar esse tipo de veículo. Em outras cidades não há a necessidade, mas de qualquer maneira, as cidades estão começando a dar mais atenção a essa necessidade, pelo alto nível de acidentes, então é bom ficar ligado nas regras do seu município para não ter maiores problemas.

Regras

As bicicletas motorizadas driblam as falhas que encontramos no transporte público e facilitam totalmente o dia a dia de quem busca uma outra alternativa de transporte. As bicicletas elétricas vêm a cada ganhando mais funcionalidade e se tornando em uma ótima opção para os ciclistas que têm a necessidade de subir áreas mais íngremes.

Como já citado acima o Contran, caracterizou esses veículos como bicicletas, não havendo a necessidade de CNH para conduzi-las e tampouco a necessidade de licenciamento das mesmas. Mas é bom você ficar atento para as principais regras que já existem para os ciclistas, que são:

  • Buzina
  • Retrovisores
  • Sinalização noturna
  • Velocímetro
  • Motor não pode ultrapassar mais do que 250 W de potência
  • Não possuir acelerador
  • Não ultrapassar a velocidade de 25km/h
  • Utilizar capacete
  • Não há necessidade CNH (dependendo do seu município)

Mesmo com a notícia de que você não necessita de CNH para conduzir bicicletas elétricas e motorizadas, é muito importante que você tome todos os cuidados necessários para conduzir sua bicicleta em total segurança.

Não se esqueça de que não é somente sua vida que você deverá preservar, e sim também a de outras pessoas. Os pneus devem sempre se manter em boas condições e não deixe o capacete de lado de maneira nenhuma!

Outro ponto muito importante, é a idade mínima para utilização dessas bicicletas, o que foi mantido para maiores de 16 anos. E não se esqueça também que só poderá conduzi-las em espaços destinados a bicicletas comuns, não podendo andar em meio transito, a fim de evitar que o motor machuque outras pessoas.

Nós da Bicimotos temos diversos modelos de bicicletas elétricas e bicicletas motorizadas, e com certeza tem uma feita especialmente para você! Venha conferir e encontre a sua!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário