Bicicletas, Che Guevara e revoluções…

Se eu puder fazer alguma ligação sobre bicicleta motorizada com alguma personalidade conhecida, sem sombra de duvidas, será sobre Ernesto Che Guevara. Dividi o post em quatro partes, para uma leitura mais fácil. Aproveitem.

“Derrota após derrota até a vitória final.”

O Início

Che Guevara era inquieto e acreditava que poderia fazer tudo por conta própria. Durante o verão de 1951, Guevara comprou um pequeno motor, o instalou em sua bicicleta e saiu pela Argentina, percorrendo diversas províncias do norte. Essa expedição, que durou em torno de um mês, em sua bicicleta motorizada, foi uma aventura que o conduziu país a fora na orbita de seu próprio mundo. Viajando assim, Guevara começou a confiar nas estradas e nos que estão ao seu redor, sentindo-se preparado para, então, cair mundo adentro.

“Deixe o mundo mudar você e você poderá mudar o mundo.”

che guevara de bicicleta


[Read more…]

A Primeira Bicicleta Motorizada

Quando Sylvester Roper, um senhor de 73 anos, apareceu em uma pista de corridas de bike em Boston, em cima de sua máquina – uma bicicleta motorizada a vapor d’água (“steam-powered”) – os jovens pilotos riram da sua cara.

Ali estava um velho senhor querendo correr, pilotando uma máquina estranha, pela pista de Charles Park, que tinha 1/3 de milha. Foi então que, depois de alguns segundos de corrida, todos os pilotos perceberam que Roper pilotava algo incrível.

[Read more…]

A corrida Maluca das motorizadas

Os campeonatos de  MotoGP, com suas máquinas que alcançam mais de 300 km/h, é certamente emocionante. Também temos a certeza que os pilotos são muito corajosos e talentosos. Mas, se voltarmos ao século 20, mais precisamente em 1909, vamos descobrir que haviam pilotos um pouco mais corajosos e muito mais malucos que os de hoje em dia.

Refiro-me ao BOARD TRACK RACING ou MOTORDROME. Eram corridas de moto, populares nos EUA entre a segunda e terceira década do século 20, onde a competição ocorria em pistas ovais cobertas de madeira, assim como as corridas de bicicleta nas olimpíadas.

corrida de bicicleta motorizada

A primeira pista recoberta de madeira para corridas foi aberta em 1909, em Los Angeles. O chamado Coliseu de Los Angeles era um pouco menor que 1/3 de milha em circunferência, no entanto, era duas vezes maior que as pistas de bicicleta que a precederam.

contrução da pista da corrida de bicleta motorizada

Pista em construção, sendo coberta por madeira

Quase que imediatamente, o espetáculo onde homens pilotavam motos – que mais pareciam bicicletas motorizadas, aliás, coloca motorizada nisso – a velocidades de quebrar o pescoço, em pistas ovais de madeira, ganharam adeptos apaixonados e, rapidamente, quase que da noite para o dia, muitas outras pistas foram construídas. Em 1910, as pistas aumentaram de 1/3 de milha para uma milha em circunferência, enquanto a inclinação da pista foi de 25 graus nas curvas para 60 graus.

[Read more…]