FAQ

O motor é importado?

Sim. Os kits de motor de 2 e 4 tempos são importados da Ásia. A Bicimoto é distribuidora autorizada para todo o Brasil.

Estamos a anos no mercado de kits de motorização, peças e bicicletas motorizadas. Trabalhamos apenas com os melhores fabricantes e participamos ativamente na evolução dos produtos que comercializamos visando sempre o máximo em qualidade, confiabilidade e durabilidade.

É seguro? Queima?

Estes motores são muito seguros. Os kits de 2 e 4 tempos foram especialmente desenvolvidos para motorização de bicicletas resultando em produtos de fácil instalação e manutenção simples. Os motores de 2 tempos são resfriados e ar e os 4 tempos dispõe de ventilação forçada.

Qual a vida útil do motor?

A durabilidade dos motores dependerá de alguns fatores como correto amaciamento (os primeiros 500Km) bem como a manutenção preventiva. No entanto, tem sido muito comum motores com mais de 25 mil Km chegarem a nossa oficina e após a troca do kit de pistão, anéis e camisa saírem como novos a um custo bastante acessível.

Qual a velocidade desenvolvida?

Durante os primeiros 500 Km é recomendado não exceder os 45 – 50 Km/h, a velocidade de cruzeiro ideal é de 35 – 40Km/h. A velocidade máxima (após o amaciamento) é de:

50cc 2 tempos – 50Km/h
80cc 2 tempos – 65 Km/h
50cc 4 tempos – 55Km/h

Qual a capacidade do tanque e qual é a autonomia?

O tanque dos kits comporta 2,5 litros. A autonomia é:

50cc 2 tempos – 155 Km média de 62 Km/l
80cc 2 tempos – 137 Km média de 55 Km/l
50cc 4 tempos – 162 Km média de 65 Km/l

Pode ser utilizada a bicicleta motorizada no pedal, como se fosse uma bicicleta normal?

Sim a sua bicicleta não perderá nada em termos de funcionalidade já que as transmissões do motor e da bicicleta são totalmente independentes, assim é possível pedalar com o motor ligado auxiliando em largadas ou subidas mais íngremes ou mesmo com o motor desligado.

Que peso agüenta a bicimoto?

As Bicimotos de 50cc e 80cc 2 tempos, e a 50cc 4 tempos podem carregar até 150Kg.

É possível instalar uma garupa para carregar outra pessoa?

A proposta é de transporte individual, mas se o peso do condutor e da garupa não exceder o limite sugerido de 150Kg não há problema em carregar garupa.

É possível instalar o motor em uma bicicleta cargueira para fazer entregas?

Sim. É possível e muitos clientes compram o kit motor para fazer entregas: disk pizza, entrega de farmácia, recarga de cartuchos, etc. O kit mais indicado neste caso é o de 4 tempos devido ao maior torque e à facilidade da partida por cordinha (pull start).

Como é o sistema de arranque? Possui chave para ignição?

Nos modelos de 2 tempos basta uma curta pedalada e soltar a manete da embreagem para o motor entrar em funcionamento. Nos modelos de 4 tempos a partida do motor se dá através de um sistema pull start (uma cordinha com manete). Nenhum de nossos modelos possui chave de ignição ou partida elétrica.

Como se desliga o motor?

No guidão, próximo ao punho do acelerador existe um botão amarelo conhecido como botão de pânico (ou kill switch) que serve para desligar imediatamente o motor.

Qual a gasolina e qual o óleo devem ser utilizados?

Nos kits de motorização de 2 tempos deve ser usada exclusivamente gasolina comum misturada a óleo 2 tempos mineral (nos primeiros 500Km) para motores 2 tempos refrigerados a ar. Após o período de amaciamento é possível utilizar óleos 2 tempos semi sintéticos e sintéticos.
No kit 4 tempos gasolina comum abastecida diretamente no tanque e óleo 30W10 no cárter (250Ml).

Qual a proporção de óleo na gasolina?

Mistura de gasolina e óleo 2 tempos no período de amaciamento do motor: 62ml de óleo de 2 tempos para por litro de gasolina. Não utilizar óleo sintético e nem semi-sintético para essa etapa. Mistura normal (após 500 km de uso): 40ml de óleo de 2 tempos para cada litro de gasolina. Óleo sintético permitido até 31ml para cada 1 litro de gasolina.

O motor tem marchas?

Os motores de 2 e 4 tempos não tem marchas e tem só uma relação. A velocidade é controlada pelo acelerador que se encontra no punho direito. A faixa de RPM (revoluções por minuto) fica entre 1.400 RPM e 7.400 RPM que é o limite do motor e sua velocidade máxima.

Por que uma bicicleta motorizada?

A Bicimoto é uma alternativa individual de transporte de baixo custo de aquisição, manutenção e capaz de ótimas médias de consumo.Você poderá usar a Bicimoto em seu negócio, no dia a dia ou em seus momentos de lazer.

Qual o peso do kit motor e da bicimoto montada?

O kit motor pesa aproximadamente 10,5 kilos. A bicimoto montada pesa em torno de 25 kilos.

A bicicleta motorizada sobe ladeira?

Ao contrário das bicicletas elétricas os motores a explosão de nossos kits não tem limites pré-estabelecidos em graus para aclives. Os nossos kits de 80cc 2 tempos e 50cc 4 tempos são os mais indicados caso sua cidade tenha muitos aclives já que são os kits de motorização de maior torque. Em alguns testes em aclives acentuados percebemos que nas bicicletas motorizadas a ajuda do pedal é responsável por uns 20% do esforço se comparadas a bicicletas convencionais.

O motor de 80cc é muito mais rápido que o de 48cc?

A maior diferença entre os motores de 80cc e 50cc está no torque com ligeira vantagem para o motor de 80cc em termos de velocidade máxima e capacidade de vencer aclives acentuados.

É necessário documentos para circular pela cidade? Emplacamento?

As bicicletas motorizadas ainda não são contempladas na legislação federal brasileira. Deste modo a regulamentação é de caráter Municipal e não Federal. Informe-se em seu Município sobre a legislação local vigente.

Qual a garantia do kit motor?

A garantia do kit motor e da bicimoto montada é de 3 meses para defeitos de fabricação e não para desgaste de uso ou de corrente de utilização indevida.

E quanto as peças de reposição?

Possuímos peças de reposição para os kits de motor de 2 e 4 tempos e para a Bicimotos montadas, que podem ser compradas em nossa loja virtual. Muitas das peças podem ser adquiridas em lojas de motos ou de bicicletas.

Onde podemos levar a bicimoto para manutenção?

Possuímos um centro de serviço especializado com mecânicos treinados para realizar reparos e manutenção nos motores e nas bicicletas motorizadas. Entre em contato conosco para agendar o serviço.

Quando deve ser realizada a revisão?

Se o uso diário variar entre 2 a 3 horas, recomendamos realizar a manutenção preventiva a cada 4 meses.


foto social