lei para motores 80cc - DUVIDA -
Welcome to the Frum Bicimoto das Bicicletas Motorizadas.
Results 1 to 5 of 5
    Membro Junior

Exclamation lei para motores 80cc - DUVIDA -

Boa Tarde,

Gostaria de saber as leis sobre as bicicletas motorizadas, tenho habilitao AB, mas tenho que fazer emplacamento da bicicleta? pago alguma taxa anual ou algo assim?

A Bicicleta personalizada ( fabricao caseira), ela passaria por vistoria ou algo parecido?

Poderia me passar as leis de transito relacionada esse tipo de bicicleta?

Qual a velocidade mxima permitida?peso? etc.... o uso de capacete obrigatrio?

No sei se h diferena de estado para outro estado, mas se houver, sou do Espirito Santo!

E quanto ao uso, posso andar na calada, ciclovia, ou somente onde os carros andam?

Administrator

Re: lei para motores 80cc - DUVIDA -

Dimy,
    A Fiscalizao do Detran pede que o ciclomotor seja emplacado e que ande com carteira sim. Nas bikes motorizadas, no possvel emplacar, pois se trata de uma adaptao. No final, ele um ciclomotor, mas no pode ser emplacado. Ento, como fica ?
    Pois , ficamos no limbo !
    Dependemos do bom senso das autoridades para podermos usar a motorizada. Espero que seja regulamentada logo.
    Por enquanto, o ideal perguntar para a autoridade municipal sobre o uso da motorizada na regio em que est. Como a coisa bem confusa ainda, as autoridades deixam passar. Se informe com a polcia militar e a fiscalizao de trnsito municipal.
    Qual a sua cidade e estado ?
    Administrador/Moderador - desde Fev/2015

Membro Junior

ok. vou ter conversando com uns amigos policiais aqui.
    Last edited by dimy; 23-02-17 at 12:13.

Membro Junior

mandei uma menssagem para o detran e ele me respondeu assim:

Senhor, segue resposta indagao a seguir:

"... ento, esta parte esta falando da bicicleta com motor eltrico, gostaria de saber das bicicletas com motor a gasolina.... aquelas 2T.pois pretendo colocar um motor 80cc, e no estou afim de perder meu dinheiro com algo que se um policial me parar pode apreender entende?
    quero andar com a bicicleta com tudo certinho!"

REPOSTA:

1 - Neste caso trata-se de um ciclomotor, cuja definio dada pelo Cdigo de Transito - CTB a seguinte:

CICLOMOTOR - veculo de duas ou trs rodas, provido de um motor de combusto interna, cuja cilindradano exceda a cinqenta centmetros cbicos (50 CC ou 3,05 polegadas cbicas) e cuja velocidade mxima de fabricao no exceda a cinqenta quilmetros por hora (50km/h).

2 - Considerando a pretenso de colocar um motor de 80 CC, esclarecemos que ciclos com motor de potencia superior a 50 CC so equiparados a motocicletas.

3 - As Resolues CONTRAN n 555/2015, 549/2015, 548/2015, 465/2013 e 453/2013, disponveis no site do DENATRAN, dispe sobre o registro e licenciamento de ciclomotores e equipamentos obrigatrios para conduo nas vias publicas.

Atenciosamente,
    Coordenao-Geral de Infraestrutura de Trnsito

Membro Junior

li as resolues do CONTRAN informadas no e-mail....minha opinio: Essas leis so impossiveis...Eles do a inteno de querer transformar as ciclomotores em motos. O.o
    Sendo que no essa a finalidade, pois as mesmas no podem circular numa BR ou at mesmo em Rodovias, e se duvidar no pode nem nas avenidas. Sendo que se a mesma no tivesse o motor poderia dar a volta no mundo. s vezes quando vou viajar para vitria aki no ES sempre vejo aquelas bicicletas speed a 60km/h na rodovia, ou as de XC, subindo altas serras.

Eles querem impor uma lei, sem especificar. Pra algumas coisas pode, pra outras no pode, ento vc paga mais imposto.