Alternador para bici eltrica
Welcome to the Frum Bicimoto das Bicicletas Motorizadas.
Results 1 to 16 of 16
    Membro Junior

Alternador para bici eltrica

Ol pessoal, e ai Carlos Mayer tudo bem contig ? dia 20 deste mes comprei o Kit da eltrica, gostaria de usa-la em percursos superiores a 35 Km, voce que est a bastante tempo na rea poderia me informar se tem como adaptar um alternador na bicicleta para carregar as baterias ?
    um abs

Membro Advisor
    O kit eltrico tem um sistema auto regenerativo de forma que, quando a bicicleta eltrica est na "banguela" (em descidas) o prprio motor funciona como um "alternador" recarregando as baterias... Eu demorei um tempo at me acostumar ao acelerador eletrnico e a forma "correta" de pilotagem da minha eltrica... A autonomia mencionada est abaixo da que voc pode alcanar com o seu kit... Voc menciona percursos superiores a 35 Km e a autonomia do kit Bicimoto de 800 Watts est na casa dos 50Km...

Acelere um pouco menos e perceba que quando a bicicleta alcana a velocidade desejada e voc continua com o acelerador na mesma posio o motor "desliga" e ela segue apenas no embalo... Acostume-se a pedalar forte junto com a acelerao nas arrancadas, trate o acelerador com "carinho" e no mais nunca deixe que as baterias descarreguem por completo... Com um pouco mais de prtica voc conseguir at mais de 50 Km com uma carga...

Com a minha j passei dos 50 Km mais de uma vez... Forte abrao
    Carlos Mayer - EX Administrador
    Frum Bicicleta Motorizada

Membro Junior
    Valeu pelas dica Carlos, comprei o Kit eltrico dia 20 deste, a bicimoto informou k j enviou, vou seguir suas dicas assim k montar a minha, entretanto o k eu gostaria mesmo era adaptar um alternador para ter uma autonomia de centenas, milhares de kilometros, tipo um carro comum, talvez at usar a prpria bateria de um carro, a nossa comum fornece apenas 12V, talvez fosse necessrio redimensionar o motor para funcionar com os 12V ou redimensionar o alternador para carregar a bateria de 48V, ou individualmente as 4 baterias de 12V, ai sim teramos uma Senhora Bike eltrica, nas suas andanas pelos sites bicicleteiros j viu algo parecido? No consigo entender porque as bci eltricas so to caras.
    Um abs

em tempo :

menos, menos, uns 200 km j seria uma boa marca, daria ida e volta Fortaleza-Caninde
    Last edited by peixoto; 26-10-12 at 20:51.

Membro Advisor
    Sinceramente esta meta voc dificilmente alcanar... Sua idia mais ou menos o que os engenheiros buscam a dcadas, ou o que chamam de "moto contnuo" onde um gerador de energia alimenta um motor eltrico e este alimenta o gerador de energia produzindo energia "infinitamente" se considerarmos fatores como atrito, perdas do sistema muito interessante apenas na prtica...

Se estivermos falando de baterias chumbo cido ento sua idia fica ainda mais complicada pois existem limitaes quanto velocidade de carga e por mais que voc coloque um dnamo de Scania amarrado roda heheheh precisaria de centenas de Km para recarregar as baterias e um complexo e caro sistema controlador para gerenciar a energia gerada.

O sistema muito eficiente da forma que foi criado e acredite que sua autonomia estar limitada a uns 50 talvez 60 Km... Ab

Membro Junior
    Nesse caso eu no focalizei o moto-continuo, pois temos as baterias com energia acumulada, suficiente apenas para uma autonomia de 50km, entretanto temos uma roda girando que poderia gerar energia para auxiliar as baterias, sei que mesmo com um alternador bem dimensionados ainda assim teriamos o tempo de vida til das baterias. Mas as nossas bicis so to leves comparadas aos carros eltricos com quase meia tonelada de baterias.Se houver tempo d uma olhada nesse artigo :
    http://www.portalsaofrancisco.com.br...letrico-11.php
    adianto alguma coisa a respeito :
    O Brasil no est de fora da corrida pelos carros eltricos. Em 2006, A Itaipu Binacional deu incio montagem dos dois primeiros prottipos de veculos eltricos brasileiros. A meta do projeto desenvolver, at 2010, um veculos com autonomia de 450 quilmetros, velocidade mxima de 150 km/h e tempo de recarga das baterias de 20 minutos.
    A Tesla Motors lanou este ano seu carro eltrico, o Tesla Roadster. O veculos aposta na eficincia do motor para garantir maior autonomia cerca de 400 quilmetros.
    Uma das histrias mais polmicas foi a substituio dos veculos eltricos usados no transporte coletivo pelos combusto nos Estados Unidos. At por volta de 1925, a grande maioria do transporte coletivo na Europa e na Amrica era feita atravs de veculos eltricos, como os bondes. '
    Acredito muito nas bici ou trici eltricas ou a combusto para o transporte pessoal, trabalho ou lazer. A gasolina o preo e principalmente a modalidade de pagamento oferecida pela bicimoto est bom , mas o kit eltrico ainda est muito caro, talvez devido ao preo do motor, baterias, por isso estou pesquisando para montar uma bici eltrica com motores comuns modificados, tipo motor de limpador de parabrisa, bateria de chumbo etc...
    Um forte abs !!!

Membro Advisor
    Peixoto

Como engenheiro sou apaixonado por tudo que anda... Seja na gua, na terra ou no ar...

Acompanhei a histria dos carros eltricos de Itaipu Binacional e voc est enganado quando afirma que: " Em 2006, A Itaipu Binacional deu incio montagem dos dois primeiros prottipos de veculos eltricos brasileiros.

O primeiro veculo eltrico brasileiro foi criado pelo saudoso engenheiro Joo do Amaral Gurgel em 1974. Se chamava Itaipu, tinha apenas dois lugares e precisava de aproximadamente 10 horas de carga para carregar as pesadas baterias de chumbo cido (320 Kg) de seu conjunto. Sua autonomia ficava entre 60 e 80 Km e seu motor era um motor eltrico de 120 volts, 3.000 Watts e aproximadamente 4,2 Cv...

Quanto aos 400 Km do Tesla Roadster tambm so questionveis... Estes nmeros so conseguidos em pista plana, sem vento, apenas com condutor e sem o anda e para do trfego real. Uma revista italiana pegou um Tesla Roadster e fez o teste em condies de uso mais prximas do uso cotidiano ou seja, engarrafamentos, anda e para etc... A mdia no chegou a 280 Km ou bem menos do que os 400 Km alardeados...

Sistemas como o auto regenerativo presente nas nossas bicicletas eltricas quando o prprio motor sem receber energia gera energia mandando-a de volta s baterias ou o Kers (Kinetic Energy Recovering System ou Sistema de Recuperao de Energia Cintica) j presente em modelos eltricos da BMW e Mercedes Benz so absolutamente insuficientes para "recarregar" as baterias a 100% com o veculo em movimento. Este recurso muitas vezes ainda recebe a "ajuda" de painis solares e toda sorte de traquitana na tentativa de cada vez mais aumentar a autonomia destes veculos.

A equao difcil meu amigo. Mas por exemplo se hoje olharmos um pack de baterias de chumbo cido e um de Li Ion (ons de Ltio) j de cara a diferena de peso entre os dois, tempo de recarga muito grande entre os dois tipos de baterias. Ai se ns falarmos de custas? Um kit para bicicleta eltrica com baterias de chumbo cido fica na faixa dos R$ 2.000,00 se o pack de bateria for de Li Ion o preo passa fcil dos R$ 4.000,00 e a autonomia destes dois tipos de packs de baterias no ser to assim... Talvez uma vantagem de 20 ou 30% para a equipada com Li Ion e a sua recarga seja tambm 20 ou 30% mais rpida a maior vantagem ser no peso e no volume o que certamente ajudar na autonomia j que carregar menos peso...

Quanto a usar um motor de limpador de para-brisa para fazer andar uma bicicleta.... Forte abrao

Membro Junior
    isso ai Carlos, so lembrando, eu no afirmei nada, simplesmente passei pra te o que li no artigo que pedi pra vc dar uma olhada novamente posto o endereo do distinto link http://www.portalsaofrancisco.com.br...letrico-11.php . Vi umas coisas interessantes . Grato pela ateno. Um forte abrao, quando estiver pronto o carregador de bateria do kit da bicimoto a partir de um alternador acoplado na roda da bicicleta , postarei aqui com prazer .

Membro Advisor
    A internet assim mesmo amigo, no esquente a cabea... A mxima do vale o escrito s fazia sentido quando tudo ficava no papel... Hoje com a proliferao de sites e blogs as informaes tendem a ser desencontradas mesmo.

Quanto a instalao fico no aguardo. S devo lembr-lo de que leia atentamente o termo de garantia do seu kit eltrico para ver se alteraes como a que imagina fazer no invalidaro a sua garantia Ok. Boa sorte com o projeto. Forte abrao

Membro Pleno
    Carlos, estou com interesse em instalar um kit eltrico em uma outra bicicleta que tenho. Como j tenho um a 2t 50cc, gostaria de saber em comparao a fora das duas. Quantos Wats sonnecessrios do motor eletrico para igular a fora a de combusto, para eu ter uma noo ?

Membro Advisor
    Ol, Jacques

Um e-Kit Bicimoto de 500 Watts anda junto com uma Bicimoto de 50cc 2 tempos... A vantagem da 50cc 2T fica na maior autonomia e na velocidade mxima quase 20 Km/h maior do que a da bike com kit de 500 Watts... Quanto a capacidade de vencer aclives teremos um empate. Forte abrao

Membro Junior
    RUA KATIA LANNER, 26 - JARAGU - SO PAULO - SP

Re: Alternador para bici eltrica

Este projeto do meu TCC, d pra fazer sim, mas tem que se considerar algumas coisas:
    O alternador tem que gerar mais energia do que se consome, para equiparar as perdas.
    Tem que se fazer um sistema que multiplique a RPM no eixo do alternador, para faz-lo gerar de maneira mais correta e eficaz.
    Este alternador tem que estar condicionado a um regulador de voltagem, pois caso tenha uma rotao muito alta a gerao dele vai ser enorme tambm, ou seja o regulador tem que estar trabalhando na faixa entre 11,5v e 14,5v.
    O alternador tambm tem que estar ligado a um controlador de carga, que fica monitorando a carga da bateria, quando ela atingir tenso menos que 11,5, ele excita o diodo e comea a carregar e quando atinge 14,1 ele para de carregar, isso vai gerenciar o recarregamento e a descarga de sua bateria, otimizando assim o seu sistema.
    E o excedente voc ter uma porta do controlador que poder colocar lmpadas ligadas, d para colocar farol de led de alto brilho na frente, luz de posio atrs e luzes indicadoras de direo como as setas, fica legal..

Membro Junior

Ol Carlos, bom dia
    Estou a tempo procurando um meio de aumentar a autonomia de meu triciclo eltrico para que eu possa conseguir ir mais longe, como exemplo principal fazer minha fisioterapia que fica a18 KM de minha casa (36 entre ida e volta) e as baterias no tem carga suficiente para o trajeto de ida e volta, pois no consigo tocar pedal e tenho que usar somente o motor de 350watts e 36 volts. meu sonho seria colocar um alternador com seus acessrios que sei que necessrio
    para gerar energia suficiente para ida e volta. Poderia me ajudar?

Membro Senior

Quote Originally Posted by newvilah View Post
    Ol Carlos, bom dia
    Estou a tempo procurando um meio de aumentar a autonomia de meu triciclo eltrico para que eu possa conseguir ir mais longe, como exemplo principal fazer minha fisioterapia que fica a18 KM de minha casa (36 entre ida e volta) e as baterias no tem carga suficiente para o trajeto de ida e volta, pois no consigo tocar pedal e tenho que usar somente o motor de 350watts e 36 volts. meu sonho seria colocar um alternador com seus acessrios que sei que necessrio
    para gerar energia suficiente para ida e volta. Poderia me ajudar?
    Ol amigo newvilah, infelizmente o Carlos ja no faz parte desse frum a um bom tempo.
    Espero que consiga o que deseja. Abrao

Membro Junior

Quote Originally Posted by Leonardo Nunes View Post
    Ol amigo newvilah, infelizmente o Carlos ja no faz parte desse frum a um bom tempo.
    Espero que consiga o que deseja. Abrao
    Boa tarde Leonardo,
    Voc poderia me auxiliar nesta minha garimpagem a respeito?

Membro Senior

Quote Originally Posted by newvilah View Post
    Boa tarde Leonardo,
    Voc poderia me auxiliar nesta minha garimpagem a respeito?
    Infelizmente no entendo nada de eltricas.

Administrator

Newvilah,
    A colocao de um alternador para carregar as baterias poder ser til se for de alta eficincia.
    Imagino que at as mais comuns que carregam at 55A, causaro um esforo extra ao motor eltrico.
    Inicialmente, tente montar um conjunto reserva com baterias de ltio.
    Um outro meio de aproveitar o sol abundante na sua cidade, instalar um painel solar. Assim, poder carregar as baterias at mesmo qdo o triciclo estiver parada, enquanto faz a sua fisioterapia. D uma pesquisada no assunto e avalie se esta opo ecolgica poderia ser a mais vantajosa.

Administrador/Moderador - desde Fev/2015