Motorizadas 2t na estrada
Welcome to the Frum Bicimoto das Bicicletas Motorizadas.
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  1. #1
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    Motorizadas 2t na estrada

    Com a chegada de um aventureiro ao Frum (Juan Carlos Guzman Velez) nada mais justo do que criarmos um Tpico fixo onde poderemos trocar experincias sobre o comportamento, desempenho e durabilidade de kits 2 tempos...

    Condies extremas, altas e baixas temperaturas, gasolina batizada/suja, falta de leo 2 tempos de qualidade, "gambiarras" que mantm o motor funcionando, o que levar de peas de reposio e muito mais...

    Forte abrao a todos!!
    Carlos Mayer - EX Administrador
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  2. #2
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    Obrigado @Carlos pelo novo POst pra compartilhar algo da nossa experiencia com a Bicimoto na estrada. Pois : acho bom conformar essa lista de peas de reserva que necessario levar pra uma longa viagem.

    Fiquei consultando o manual da embriagem que posivel baixar de este site para saber o nome certo da pea que sempre precisei ter na reserva. chamase de PINO DE ACIONAMENTO. Ela costuma se gastar rapido na viagem longa por causa das decidas, ela tem muita friao, entao quando a graxa acaba ela perde milimetros e as veces a BOLINHA DE CONTATO perde a forma e acaba estragando o PINO DE CONTATO, entao eu aconselho sempre troccar as duas peas BOLINHA E PINO quando um deles der problema. se presisar andar s uns kilometros pode dar certo mudar a posiao do pino, mas so uma soluao temporal.

    SEMPRE MELHOR TROCAR O PINO POR UM OUTRO ORIGINAL, mas posivel ir com un torneiro e pedir pra ele fazer a pea, um cilindro de 8 mm de diametro por 30 mm de comprimento de ao TEMPERADO... bom, eu sou guerrero mesmo (quince anos na estrada a gente vira maluco) entao eu mesmo ja fiz a pea assim:
    1) comprar na ferreteria um parafuso comprido de pouca rosca de alta resistencia (temperado), tal vez 15 cms de comprimento e 8 MM DE DIAMETRO
    2) cortamos a cabea do parafuso e tiramos um pedao de 3 cms da parte do parafuso sem rosca (A PRESIAO DOS 3 CMS MUITO IMPORTANTE, com 29mm a pea ja nao presta!!!)
    3)RETIFICAR A PEA MANUALMENTE, a perpendicularidade do corte importante
    4) temperar a pea: ali vamos precisar de uma fonte de calor muito boa, eu peo emprestado um aparelho de solda autogena, tendo pronto oleo num recipiente metalico (eu uso uma lata de refrigetante e oleo 2t) e esquenta a pea (PINO) usando o aparelho de solda ate ter vermelho, joga o pino quente ao vermelho no oleo e ele fica temperado.

    NAO ADIANTA BOTAR UMA PEA SEM TEMPERAR,

    Voce pode sustituir os pasos 1, 2, 3 e 4 comprando antes de sair pra estrada, PINO E BOLINHA... ainda nao consegui fazer a bolinha, aceito sugestoes, kakakaka, mas sempre posivel achar uma bolinha de 8mm numa loja de rolamentos.

    finalmente: extrair a bolinha nem sempre tarefa facil, meu jeito foi ter um paucinho de madeira com um pequeno ima colado na ponta, inclinando a bike pra se ajudar com a gravedade ele sae facil.

    Bom, meu portugues esta em costruao... espero ter sido entendivel.

    ja vai ter mais

  3. #3
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    Ol, Juan

    Eu dividiria a questo da lista de peas de reposio em duas listas distintas... Uma por exemplo para um passeio de 100 - 200 Km (entre ida e volta) e outra para uma viagem longa como a sua... Chamaria a primeira lista de Viagem Curta e a segunda de Viagem Longa considerando que quanto mais longe estivermos de casa ou mesmo de uma oficina mais importante ter tudo que necessitamos a mo...

    No caso de uma Viagem Curta (entre 100 e 200 Km) eu levaria basicamente (em termos de peas):

    * Cabo do acelerador
    * Cabo de embreagem (pode ser utilizado o de freio traseiro)

    * Vela sobressalente
    * Junta espaadora do cabeote e junta de escape
    * Filtro de ar reserva, mangueira e filtro de gasolina

    * Emenda de corrente e roldana do esticador

    No caso de uma Viagem Longa (acima de 200 Km) eu levaria (em termos de peas):

    * Cabo do acelerador (2)
    * Cabo de embreagem (2) (pode ser utilizado o de freio traseiro)

    * Vela sobressalente (2)
    * Magneto
    * CDI
    * Junta espaadora do cabeote e junta de escape
    * Filtro de ar reserva, mangueira e filtro de gasolina
    * Uma boia e um gigl
    * Um par de meias luas de borracha de fixao da coroa de transmisso

    * Jogo de pads da embreagem
    * Mola do eixo da embreagem
    * Pino de acionamento e esfera (2)
    * Alavanca de acionamento

    * Rolamento da biela, pino e um par de travas
    * Um pisto j montado com os anis de segmento


    Antes da viagem:

    Troca de todas as porcas, arruelas e parafusos por similares de ao inoxidvel de preferncia em padro Allen.

    Passaria um cabo de acelerador com condute e um de embreagem tambm com condute em paralelo aos cabos que esto em uso o que agilizaria muito a troca na estrada.

    Regularia a mistura mais para rica (2 ou 3 sulco da agulha de cima para baixo) de forma que o motor trabalhasse em temperaturas mais baixas.

    Colocaria 55 Ml de leo 2T por litro de gasolina ao invs dos 50 Ml recomendados aps o amaciamento.

    Colocaria um segundo tanque no bagageiro conectado com um Y linha de combustvel de forma a dobrar a autonomia.

    Travaria parafusos e porcas com Loctite.

    A lista pode parecer extensa, mas no representa muito volume ou peso e basicamente o necessrio para manter a motorizada funcionando em praticamente qualquer circunstncia...

    Forte abrao
    Carlos Mayer - EX Administrador
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  4. #4
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    Gostei dessas dicas, todas sao boas, tem pouco para acrecentar


    O assunto de botar dois tanques, EU discordo, (mas nao pra gerar polemica) explico porque: a autonomia da bici motor ja bastante, de 80kms ate 100 kms por tanque cheio ja suficiente no 80 % das estradas, acho que postos de gasolina tem na meia geral no brasil cada 40 Kms, e quando nao tiver quasi sempre posivel achar alqueim para doar um litrinho pra a gente, todo caso se a gente viaja com o mapa e perguntando a o povo, sabindo que nao vai ter posto perto bom levar uma garrafa de reserva com combustivel. ter dois tanques leva a tentaao de nao dar uma descansada, mas uma paradinha saudavel para a bicimoto e ate pra a gente. as quedas da bicimoto (no descanso) sao coisa normal, acontece, entao con dois tanquinhos o estrago vai ser duplo, ahi molha as malas... etc. Eu acho que pela sua forma o tanque nao fica bem em quasi nemhum outro lugar da bicicleta, e ocuparia muito espao. todo caso se eu tiver um segundo tanquinho, encheria ele com oleo de boa qualidade, que algumas veces bem dificil de achar (por exemplo no interior nordestino) em quanto gasolina sempre tem.


    so isso. gostei demais das dicas.


    a acrecentar:


    na ordem do aparecimento na minha viagem (o que eu posso lembrar hoje)


    - Com a tremedeira muitos parafusos afroxam, normal, entao ficar de olho!!!, revisar e apertar toda vez que for posivel e NESSESARIO. o loclite ajuda... mas nao onde tem muito aquecimento.


    - O apoio do escapamento importante, ele nao debe ficar so nos parafusos que vao no motor, acho bom por as peas que vem no original e usar borracha (para melhor apoio)


    - A peinha para esticar a corrente costuma se desplazar, ficando a corrente frouxa, acho bom fixar a pea usando borracha, nao preciso apertar os parafusos da pea ate as duas placas fazer contato, porque entao elas estaram se apoiando uma na outra NAO no corpo da bicicleta, entao ela pode se mexer ou rodar. Algumas veces necessario dobrar a pea para faze-la ficar no plano do movimento da corrente, melhor do que ela ficar no plano do quadro, essa pequena diferena faz esta pecinha encher muito o saco. tal vez o Carlos poderia me ajudar a explicar este assunto.


    - Reforar a roda traseira bem importante, raio grosso, aro reforado, pneu de 2 polegadas ou maior... lembrando que a gente na viagem longa leva malas, barraca, comida... etc, o peso do motor, peas e as freiadas batem na roda traseira maiormente.


    - se agente vai rodar no asfalto entao usar pneu careca ou liso.


    - A gente pode fazer muitos kilometros na estrada, mas o maior sufrimento da bicicleta acontece nos cinco ou dez kilomnetros entrando ou saindo das grande cidades, entao se os problemas da bicicleta nao surgirem nesses trajetos dificil eles acontecerem no meio do nada... aconselho ficar experto, intuiao, melhor prestar atenao a um pequeno barulinho saindo da cidade antes do que resover um problemao na estrada.


    - A perguntas comuns das pessoas acerca da Policia, os documentos, permisos. etc, na verdade tem pouco a falar negativo, eu levo capacete e faixas reflectivas na minha roupa e nas malas da Bicicleta, isso eu fao pela minha segurana, mas acho isso tambem serve pra nao ter reclamos por parte da policia, NO BRASIL a atitude deles sempre foi boa. Ate agora nunca tive que apresentar documento de propiedade da Bicicleta ou do motor, mesmo nas fronteiras, mas bom levar. Nos outros paises, frequentemente na Venezuela e na Argentina a policia e os militares presisam mostrar sua autoridade (Outros so presisam roubar alguma coisa da gente)... nesses casos o assunto nao ter ou nao ter os documentos ou capacete, etc.., o assunto ter paciencia e muita calma nessa hora (uo horas).




    finalmente eu queria perguntar coisa que eu nao sei... por exemplo, no que eu deveria prestar atenao entre Lugares de temperatura Baixa e Lugares de temperatura Alta? cuidados do motor tipo de oleo, gasolina, velas? e vale a pena usar gasolina Especial, comum? faz diferena? eu muita diferena nao percevi ate agora.

  5. #5
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    Re: Motorizadas 2t na estrada

    Meus Amigos hoje andei 210 km na ida e mais 210km na volta, e fui nela com o acelerador topado no 12, e foi tranquilo a unica coisa que eu no esperava era a tampa do filtro de ar sair por que o parafuso que a segura soltar, mais de resto foi e voltou numa boa mais claro que fiz 2 paradas na ida e 1 na volta, mais foi perfeitamente, estava pensando em vende-la mais agora que senti um pouco mais de sua resistncia no quero mais optar por vender. mais tambm j tinha viajado mais perto com ela e muito. e galera que fala que no coloca no 45km/h 50km/h em uma estrada acho que esta mentindo.

  6. #6
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    Re: Motorizadas 2t na estrada

    eu rodei 77 km/tanque com a minha...

    acho q ta ruim ...dizem q anda 50km/litro

    isso msm?

    e a velocidade das bike?

    me falem ai

  7. #7
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    Re: Motorizadas 2t na estrada

    A rodagem no geral depende de como vc, acelera a Bina...
    quando o motor estava na minha montain bike com aro 26, fazia entorno de max 80 km e min de 70km por litro com tanque de 2,5Lt, essa diferena se da na velocidade q o condutor coloca na bina. tambem das condies da estrada e mistura do combustvel junto com o leo 2t.

    agora ja com uns 2 anos e meio numa chopper com aro 24 na frente e aro 20 com 4 1/4 de polegadas, fao no max 63km por litro e min uns 50 km por litro.

    porm pelo simples fato de usar uma chopper que faz lembrar mais ou menos uma das primeiras Haley Davison. ja esta valendo a pena.

    OBS.: fao uso de vela com trs polos.

    Agora que esse motor j ultrapassou os 12.500 km, ao percorrer ate um curto caminho, no momento que ele esquenta ao acionar a embreagem fica engadado o motor. quando paro tenho q alem de esperar que o mesmo esfrie tenho que refazer ajuste na embreagem ou desmontar a tampa do acionador e recolocala.

    ainda nao sei o por que disso. mais estou analizando.
    Last edited by OswalTech; 08-04-17 at 10:41.

  8. #8
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    Re: Motorizadas 2t na estrada

    porm tenho vondade de realizar uma viagem pra l de longa com ela.

    Nilpolis- RJ para Iguat -CE

 

 

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