Bem-vindo ao Fórum Bicimoto Bicicletas Motorizadas.
Resultados 1 a 7 de 7
    Membro Advisor
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Reputação
    9

Engraxando a Clutch Box dos kits 50cc 4 tempos

O sistema de embreagem por campânula e pads de fricção da embreagem das 4 tempos tem na transmissão primária um sistema de coroa, pinhão e corrente que ficam selados dentro do que se chama Clutch Box. Este mecanismo sai de fábrica engraxado mas é uma parte do motor das 4 tempos que requer atenção e com certeza ser incluído em suas rotinas de manutenção preventiva.

Ao abrir os 5 parafusos que fixam a tampa da Clutch Box você verá o seguinte ...

O rolamento da esquerda está diretamente conectado à campânula da embreagem, já o da direita está conectado ao eixo do pinhão. Os dois ficam encaixados em sedes na tampa da Clutch Box.

Com um pincel macio embebido em gasolina inicie a limpeza e remoção da graxa velha, os rolamentos devem ser retirados para facilitar o processo. Como na imagem abaixo com a Clutch Box já limpa. Não esqueça de limpar a tampa.

Coloque um pouco de graxa nas sedes dos rolamentos na tampa e encaixe-os novamente no lugar. Em seguida aplique entre 4 e 5 sachês de graxa grafitada ou equivalente no interior da tampa para que fique como na imagem mostrada abaixo.

Recoloque a tampa da Clutch Box no lugar com cuidado para que os rolamentos encaixem corretamente nos eixos. Instale todos os parafusos dando um leve aperto em X para que a tampa encoste e por fim aperte com firmeza todos eles.

Com uma estopa ou pano limpe os excessos de graxa e sua Clutch Box está engraxada e pronta para uso. esta rotina de manutenção aumentará a vida útil dos rolamentos, corrente, coroa e pinhão do sistema de transmissão.

Observações:

Evite o uso de graxa "amarela" já que esta tem ponto de gota insuficiente e tende a ficar líquida quando aquecida comprometendo a lubrificação. Caso não encontre graxa em sachê pode usar graxa em lata ou pote e aplicar com uma espátula ou até mesmo com os dedos. Marfac (também conhecida como graxa azul) é uma boa opção.

Eu executo esta rotina de manutenção junto com a troca de óleo do cárter. 1ª vez após 200Km de uso e depois de 300 em 300Km.

Membro Pleno
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Reputação
    0
    é nescessario prencer a tampa ou pode ser colocada a gracha por cima,no meio e embaixo da corrente, pq eu acho que colocando gracha direto na corente teria mais lubrificaçao, ou eu só coloco na tampa , ou um poco na corrente e o resto na tampa?

Membro Advisor
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Reputação
    9
    O "correto" é colocar o máximo de graxa possível como mostram as fotos. A tampa eu completo e a parte que fica presa ao motor eu lubrifico ao máximo e quando ameaça escorrer eu fecho a tampa.
    Carlos Mayer - EX Administrador
    Fórum Bicicleta Motorizada

Membro Pleno
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Reputação
    0
    seu projeto de colocar oleo no lugar de graxa está em pé ?

Membro Advisor
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Reputação
    9
    Já comprei as peças necessárias mas sempre que tenso em executar o projeto aparece uma motorizada para consertar, uma bike low para montar enfim... Que vou, vou mas não sei dizer quando será heheheh...
    Carlos Mayer - EX Administrador
    Fórum Bicicleta Motorizada

Membro Junior
    Data de Ingresso
    Apr 2017
    Reputação
    0

Re: Engraxando a Clutch Box dos kits 50cc 4 tempos

Caro Carlos!

Não consigo visualizar as fotos publicadas neste post, não sei se é problema do meu PC ou outra coisa. Seria possível, por gentileza, uma nova disponibilização?

Grato.

Membro Junior
    Data de Ingresso
    Jul 2015
    Reputação
    0

Re: Engraxando a Clutch Box dos kits 50cc 4 tempos

Olá, tenho uma 4T com essa engrenagem na forma de correia e polia, mas estou com o seguinte problema existe uma folga na roldana do pinhão da transmissão da corrente, acredito que seja o rolamento que esta dando esta folga...o que acarreta em um jogo da polia e consequentemente um atrito na campânula que faz um barulho horrível além de fazer praticamente um freio motor, isso só acontece quando desacelero. como faço a troca deste rolamento?

Tópicos Similares

1. Engraxando o pino de acionamento da embreagem nos kits 2 tempos
    Por Carlos Mayer no fórum Manutenção 2T e 4T
    Respostas: 4
    Último Post: 31-01-17, 10:24
  2. Valores para regulagem de Válvulas dos kits de 4 tempos
    Por Carlos Mayer no fórum Motor 4 tempos
    Respostas: 7
    Último Post: 27-07-16, 20:50
  3. Novos vídeos para os kits de 2 e 4 tempos
    Por Carlos Mayer no fórum Canal Bicimoto
    Respostas: 8
    Último Post: 13-04-15, 23:15
  4. Testando o sistema elétrico dos kits Bicimoto 2 tempos
    Por Carlos Mayer no fórum Canal Bicimoto
    Respostas: 0
    Último Post: 29-12-12, 05:55
  5. Kits de motorização de 2 ou de 4 tempos?
    Por Carlos Mayer no fórum Loja Bicimoto
    Respostas: 7
    Último Post: 20-08-12, 22:10

Tags para este Tópico