Bicicleta de madeira por Arnolt van Ders Sman

 In Bicicletas pelo mundo
Rate this post

Já vi bicicletas de aço , de ferro, de alumínio, de fibra de vidro e carbono, de bambu e até de plástico… Mas uma bicicleta de madeira? E funcional?

Pois é o holandês Arnolt van Ders Sman designer e carpinteiro nas horas vagas resolveu não apenas desenhar uma bicicleta de madeira, mas construí-la com as próprias mãos. O resultado? A “Sman Cruiser”.

Em tempos de politicamente correto uma bicicleta de madeira faz sentido? Talvez sim, talvez não. O que importa é que em termos de design e de execução é um trabalho que merece nossa admiração e respeito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O quadro é feito de madeira sólida e freixo e recoberto por 12 demãos de laca para que a madeira se torne impermeável e mantenha o brilho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em quase todo o quadro foram usados pinos de madeira ao invés de parafusos e porcas. Desta forma Arnolt usou o máximo de madeira possível incluindo paralamas, canote do banco e do guidão, garfo e balança.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pequenos reforços metálicos foram utilizados no garfo dianteiro e na balança traseira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arnolt trabalhou um total de 80 horas no desenvolvimento deste projeto de quem sabe a primeira bicicleta realmente 100% reciclável do mundo. O que mais impressiona é que é totalmente funcional, leve e agradável de pedalar como disseram os felizardos que puderam testá-la.

Perguntado se pretendia produzir a “Sman Cruiser” em larga escala Arnolt disse que ao menos por enquanto se trata apenas de um estudo e que as 80 horas de trabalho consumidas por bicicleta inviabilizariam a produção em larga escala.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em produção ou não Arnolt fez uma verdadeira obra de arte a “Sman Cruiser“.

Recommended Posts

Deixe um Comentário