“This Way” – A bicicleta com capota de Torkel Döhmers

 In Bicicletas pelo mundo
Rate this post

Ao longo da história diversas tentativas foram feitas no sentido de construir uma bicicleta com capota. Assim o ciclista ficaria protegido de intempéries e principalmente do clima frio. Algumas destas capotas pesavam mais do que a própria bicicleta. Tornavam a pilotagem difícil sem falar no enorme desconforto do piloto/ciclista…

O premiado designer alemão de nome Torkel Döhmers observando os riquixás em uma viagem à China achou que poderia desenvolver uma bicicleta que unisse o conforto de uma capota com para-brisa a uma posição de pilotagem mais confortável e ergonômica do que as bicicletas “convencionais”.

O seu primeiro esboço em papel mesmo resultou neste desenho fantástico…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A posição de pilotagem lembra muito a das consagradas recumbents (bicicletas inclinadas) onde comprovadamente faz-se muito menos esforço para pedalar sem falar do conforto proporcionado por um assento com encosto. A nítida preocupação com a ergonomia fica evidente…

Do esboço em papel ao primeiro protótipo foram poucos meses…

 

 

 

 

 

 

 

 

O resultado foi uma bicicleta recumbent (reclinada) leve, aerodinâmica e com baixo centro de gravidade…

 

 

 

 

 

 

 

 

O design não é o único diferencial desta “This Way“. Freios a disco mecânicos nas duas rodas com acionamento em apenas um manete, rodas de liga leve, pedivela regulável, guidão regulável, suspensão traseira, farol e luz de posicionamento de led  alimentadas por um painel solar que fica no teto e ainda um par de espelhos retrovisores fixados ao teto além da possibilidade de instalar um baú porta objetos na traseira…

 

 

 

 

 

 

 

 

Com um desenho  que lembra um automóvel visto de lado a “This Way” tem como meta atrair novos ciclistas e se apresenta como uma solução inovadora em termos de design de bicicletas. Este protótipo já foi premiado em concursos de design.

Espero num futuro próximo ver milhares destas “This Way” espalhadas pelas ruas e estradas mundo afora… O planeta agradecerá…

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário